Algumas noções básicas de informática que você precisa saber

Saiba mais sobre uns conceitos básicos da informática!

Quando se trata de informática não há quem conheça todos os conceitos profundamente. Os profissionais dessa área geralmente se especializam em certos softwares e funções, portanto, mesmo quem não trabalha diretamente com a tecnologia da informação precisa conhecer conceitos básicos para ter um bom desenvolvimento na hora do uso.

Saber lidar com programas de edição de texto, navegar na internet, fazer edições simples em imagens e até mesmo conhecer os atalhos práticos que na hora do manuseio é fundamental para facilitar e dar praticidade à prática.

Então aqui vão algumas dicas simples referente a estes conceitos básicos que são essenciais para nós usuários do Windows. O sistema operacional mais usado no mundo.

O que é sistema operacional?

É um programa ou um conjunto de programas, cujo, a função é gerenciar os recursos do sistema, definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos e etc. fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

O Windows é um sistema operacional com a interface gráfica, ou seja, os ícones são atalhos para os comandos.

O que são periféricos?

As vezes as pessoa se referem ao monitor como o computador, mas o computador, na verdade, fica dentro daquele gabinete que tem o botão físico de ligar/desligar. Os periféricos são ferramentas que enviam e recebem mensagens para o computador.

O computador é mais rápido quando consegue fazer mais cálculos em menos tempo, porque todos os programas funcionam a base de comandos e cálculos.

Hardware e Software:

Em um computador podemos distinguir dois elementos básicos de interação homem-máquina: hardware e software.

O Hardware é a parte física do computador, aquela que podemos tocar e ver, a parte palpável, o equipamento propriamente dito, incluindo os periféricos de entrada e saída.

Ex: Teclado, mouse, monitor, HD…

O Software consiste em cada conjunto de instruções necessárias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que irão funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executá-las.

Ex: Windows, Word, Excel, Softwares Online, navegadores…

Unidade Central de Processamento – CPU:

A CPU é o “cérebro”, ou o centro nervoso do computador, porque controla gerencialmente todas as suas operações, através da unidade de aritmética e lógica, e armazena os dados e instruções na memória interna.

Memória:

A memória de um computador pode ser classificada segundo esta hierarquia:

  • Memória principal: nela o processador central busca as instruções necessárias para executar e armazenar os dados do processamento.
  • Memória secundária: usada para os segmentos inativos de programas e arquivos de dados que são trazidos à memória principal quando necessário.

O processador central só executa as instruções e processa os dados que esteja na memória principal. A memória secundária é usada para organização de arquivos de dados históricos ou dados não necessários no momento para processamento.

Memória RAM (Randon Access Memory):

A Memória de Acesso Randômico (RAM) é usada para armazenamento temporário de dados ou instruções. Quando entramos com um programa em linguagem Basic em um computador pessoal, as instruções são armazenadas na RAM do computador, assim como os dados de entrada.

A capacidade da RAM do equipamento determina o número de instruções e a quantidade dos dados armazenados a cada vez para um processamento. A memória RAM é volátil – ao desligarmos o dispositivo perdem-se as informações.

Bit e Byte:

É a maior unidade possível de informação que um computador é capaz de processar. BIT é a contração do termo Binary Digit, que significa digito binário, onde só podem assumir o estado 0 (ligado) ou 1 (desligado).

BYTE é o conjunto de 08 bits, capaz de representar um caractere ou uma informação.

Estas foram algumas informações básicas sobre informática essenciais que todos precisamos saber e que com certeza fazem a diferença! Estas e outras informações se encontram disponível no canal do YouTube Agora vai concursos.

Deixe um comentário