O que fazer se meu computador parar de funcionar?

Os computadores, ainda que sejam muito bem utilizados e com uma manutenção preventiva regular, podem parar de funcionar. Isso se dá porque é bastante difícil assegurar que todos os programas estarão sempre com bom desempenho ou até a parte de hardware, além de ser comum algum conflito de configuração.

Pessoa-usando-computador-em-local-público

A notícia satisfatória, porém, é que muitos dos defeitos são resolvidos de maneira rápida pelo usuário: seja alterando algo no painel de configuração ou até mesmo desligando o computador por certo tempo. Conhecer alguns “consertos” simples é importante para que o internauta consiga solucionar pequenos bugs que o seu computador apresente e sem a necessidade de procurar por um especialista.

Por que ele para de funcionar?

A Internet pode fazer com que um vírus adentre o sistema a qualquer momento, ainda que exista um antivírus: se o malware for novo ou aquele software de proteção estiver desatualizado, a contaminação é bem possível.

São poucos os vírus que fazem com que o computador pare de funcionar imediatamente: a maioria vai absorvendo as senhas e outras informações importantes por bastante tempo antes de o software ser prejudicado. Porém, existem alguns malwares que logo deixam o sistema inutilizado ou muito lento.

Também existem danos no hardware que podem fazer o computador parar de funcionar, em especial quando se trata de placa. Uma das peças que mais causam inutilização é a placa mãe: como todos os componentes da CPU ficam plugados nela, qualquer dano que ela apresente impedirá que o resto funcione.

A desatualização do sistema operacional é outro motivo para o computador não funcionar. Todos os tipos de atividades que ele faz são por intermédio de comandos do sistema operacional e se ele não está condizente com as atualizações, esses comandos deixam de ser compreendidos.

O que se faz para o computador funcionar de novo?

A primeira medida é ter certeza da existência de malware e de qual é ele. Para isso, deve-se fazer com que o antivírus scaneie tudo, sendo recomendado colocar algum software de proteção a mais. Se for acusado que existe algum vírus, oi melhor método para que ele seja interrompido é colocando na quarentena.

A seguir, o Windows Update precisa ser aberto para que se busque por novas atualizações. Se o computador indicar que existe outra versão do sistema operacional, deve-se fazer a instalação. É claro que essas são as medidas para o caso de o computador ainda poder ser inicializado, mas há danos que fazem com que ele nem mesmo ligue.

Se o internauta for um técnico, ele pode abrir o gabinete e conferir se alguma peça do hardware está danificada: ele precisará buscar por derretimentos ou por componentes que estejam soltos, por exemplo.

Também é importante conferir se o cooler está realizando a ventilação: quando a temperatura no gabinete sobe muito, é natural que o computador desligue automaticamente como um meio de prevenção do hardware. Para o internauta que não é técnico, o ideal é que uma assistência avalie.

Deixe um comentário