5 Termos que você precisa aprender para se dar bem na tecnologia do futuro

Todos os dias você consome notícias e vídeos de tecnologia, mas de vez em quando aparece uma expressão ou classificação que você não conhece. Agora tem muita coisa que está começando a surgir e aparecer, e em breve vai ser essencial saber um pouco mais sobre esse mercado.

Abaixo estão listados alguns termos cruciais para compreender totalmente a tecnologia no futuro, e esse conhecimento adquirido poderá ser usado daqui alguns anos, ou o mais breve possível quando terminar de ler este post.

  • Computação cognitiva

A computação cognitiva serve para usar o sistema pra pensar e tomar decisões como um ser humano, porém com a velocidade, a interação e o multitarefas da máquina. Esse é um termo diretamente relacionado com a inteligência artificial que já é do presente.

Essas tarefas que antes só eram feitas por pessoas se aperfeiçoam e envolvem o raciocínio de regras que é dominado por um sistema eletrônico com big data e algoritmos.

Ex: IBM Watson e o AlphaGo. Esses são considerados campeões.

  • Realidades aumentada, virtual, mista e extendida

Realidade virtual é a inserção em um ambiente 3D totalmente digital, mais famoso pelo uso de headsets especiais, como o Oculus Rift.

Realidade aumentada tem em Pokémon Go: é o acréscimo de elementos digitais num ambiente real.

A realidade mista é a mistura de objetos físicos e digitais coincidindo e interagindo entre si. Quem tem investindo nesse setor é a Microsoft junto com a Acer. Tem ainda quem use o termo realidade extendida, que junta tudo isso.

  • Blockchain

É uma corrente de blocos sendo uma tecnologia de armazenamento de dados de distribuição que é completamente dispersado e pode ser pública, mas por segurança tem de haver uma assinatura para cada segmento. Ou seja, as informações não são controladas por um único sistema ou instituição, e como ajuda, a distribuição não só aumenta a segurança , mas também faz crescer a estrutura em que ela está aplicada.

O Blockchain é geralmente relacionado com criptomoedas, sendo o registro de transações de bitcoins e derivadas. Também pode ser usada em vários outros setores, desde a gerência de cadastros até processos eleitorais.

  • Digital Twin

É uma versão virtual de algo físico, seja objeto ou um processo. Sendo cada vez mais comum e usado no ambiente empresarial, imita e registra cada aspecto técnico e visual. Pode ser usado para várias finalidades, como simulação, monitoramento, análise e definição de estratégia.

O digital twin pode ser um software ou um modelo que ajuda de verdade a ter mais eficiência e ter problemas resolvidos.

Fog Computing

O acesso sincronizado de dados sem que estejam armazenados no seu sistema mais conhecido como a computação em nuvem que você já deve ter ouvido falar. A fog computing, que pode ser traduzido como computação em névoa, esse termo é uma evolução da nuvem ou uma camada intermediária, sem excluir o cloud.

A névoa é mais espalhada e próxima do chão, e está ligada diretamente a internet das coisas, tendo como diferença da nuvem. Ela ajuda na comunicação entre sistemas e na transmissão entre esquemas muitos complexos, e é descentralizada.

No fog computing, os dados estão mais próximos do usuário, ajudando a acelerar a distribuição das informações e agilizando processos em redes e aparelhos.

Será que você conhecia todos ou aprendeu um novo? E qual desses termos você acha mais importante para aprender e usar no futuro?

Fonte: Tecmundo.com

Deixe um comentário