Dicas

Ministério Público pede para que todos brasileiros reiniciem os roteadores

roteadores

Uma ameaça virtual nova e muito perigosa está em circulação em diversos países, ocasionando diversos prejuízos: é um vírus chamado de VPNFilter. A contaminação por esse malware é tão séria que o FBI e também a Comissão de Proteção de Dados Pessoais do Ministério Público manifestaram-se: é necessário que se faça a reinicialização de todos os roteadores.

roteadores

Os estragos que o VPNFilter causa nesses equipamentos são grandes: além de não deixar mais que determinada rede seja conectada, ele também pode roubar informações bancárias e todas as senhas.

Uma vez que ele ataca os roteadores e repetidores empresariais e os domésticos, o seu alcance fica mais amplo e ele se torna mais perigoso. Até agora, já são 54 nações que relataram esse malware em diferentes máquinas.

Como o VPNFilter age?

Uma das coisas que faz esse malware tão perigoso é que ele consegue analisar quais são as fragilidades dos diferentes roteadores e “penetrar” neles a partir de então e isso até mesmo para os equipamentos mais novos. Cabe destacar isso porque era pensado que só os modelos mais defasados poderiam ser atacados pelo VPNFilter, descobrindo-se depois que qualquer roteador, mesmo que seja fabricado no mesmo ano e com muita tecnologia, poderá ser contaminado.

Depois que o malware “descobriu” o ponto mais vulnerável, ele começa a “trazer” outros vírus, até que o roteador não possa mais ser usado. Até esse momento, entretanto, as informações bancárias já estarão com os seus desenvolvedores.

Foi dito que esse malware consegue impedir que o roteador se conecte e isso é porque ele “bagunça” o sistema de uma forma extensa. Assim, os aparelhos que utilizavam aquele roteador para a conexão começam a não poder navegar: a smartv não acha mais aquela rede, nem os smartphones e quaisquer outros equipamentos.

O alcance desse malware é tão poderoso que ele consegue até mesmo mostrar páginas de internet falsificadas a fim de que o internauta coloque informações bancárias. No entanto, é difícil para fazer qualquer rastreamento porque o VPNFilter consegue também destruir essa página e muitos outros rastros que poderiam ser usados para descobrir o servidor.

Histórico

O BlackEnergy é o vírus que esse VPN utiliza para chegar aos roteadores e ele não é uma novidade para as agências que atuam com as ameaças digitais: no ano de 2016, ele também foi a causa de um grande apagão tecnológico na Ucrânia. Por isso, as empresas que desenvolvem antivírus e também os órgãos de segurança têm se atido a esse BlackEnergy para que mais ameaças virtuais utilizando-o não apareçam.

Como se faz a reinicialização?

Mesmo que o roteador não tenha demonstrado qualquer sinal de que está com o VPNFilter, ou seja, que não exista anormalidade, é preciso que cada um dos roteadores seja reiniciado. Precisa-se achar o botão de reset, que pode estar ao fundo de um pequeno furo no roteador. Ele deve ser apertado por um minuto, mais ou menos, colocando de novo a senha e o nome de usuário.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Dicas