Home office: organize sua rotina de trabalho em casa

O home office cresceu com a pandemia e se tornou uma realidade para muitos trabalhadores. Diversas empresas adotaram esse estilo de trabalho como política, o que ajuda não só na saúde dos profissionais, como também na redução de gastos com salas comerciais e contas de espaços físicos.

Conheça como organizar melhor sua rotina home office e maneiras de se adaptar melhor com essa forma de trabalho.

O que é Home office?

O home office nada mais é do que o trabalho feito à distância, de forma remota. É uma forma de trabalho utilizada mundialmente, mas que sem dúvidas ganhou ainda mais força com a pandemia, o que transformou a rotina de milhares de empresas e colaboradores.

Leia mais: O que faz um cientista de dados?

Vantagens do home office

O trabalho remoto traz muitos benefícios para a saúde do colaborador, por isso, tem sido aplicado em muitas empresas, seja o trabalho totalmente home office, ou até mesmo híbrido, onde alguns dias da semana o colaborador se dirige a empresa de forma presencial. Confira algumas das vantagens do home office:

Horários flexíveis

Apesar do recomendado no trabalho em casa, é manter uma rotina de horários, eles podem ser flexíveis. Como na maioria das vezes não é pedido que o colaborador bata ponto, como no presencial, os horários se tornam mais adaptáveis.

Dessa forma, você consegue ter mais liberdade de ir a uma consulta médica, por exemplo, ou até mesmo ir à rua resolver alguma pendência, sem a necessidade de aguardar o fim de semana para isso.

Convivência familiar

Com a rotina em casa, a convivência com a família e até mesmo com os animais de estimação é maior, ajudando a estreitar laços, melhora a convivência e a comunicação.

Com mais tempo em casa, essa convivência se torna ainda maior e de um tempo de qualidade excelente.

Possibilidade de trabalhar em qualquer lugar

A flexibilidade do trabalho remoto não vem apenas com os horários, mas também do local em que você irá trabalhar. Dessa forma, desde que o local tenha internet, você consegue fazer suas atividades não só da sua própria casa, mas também da casa de parentes ou até mesmo em uma viagem.

Qualidade de vida melhor

A convivência com a família, a flexibilidade de horário e a perda de tempo em trânsitos ou transportes públicos ajudam muito a melhorar a qualidade de vida.

Isso reduz stress, ansiedade e aumenta a sensação de bem-estar e liberdade. Esse é um dos melhores pontos positivos que o home office pode proporcionar para muita gente.

Diminuição de gastos

Ao trabalhar em casa, os gastos com transporte e alimentação na rua também são diminuídos. Além deles, os gastos com roupas para trabalhar, por exemplo, também deixam de existir, o que gera uma economia grande no fim do mês.

Como criar rotina no home office?

Para usufruir de todos os benefícios do trabalho remoto, é preciso criar uma rotina para manter tudo em ordem, e principalmente, para que a saúde mental não seja prejudicada pelo trabalho excessivo.

Confira algumas dicas de como manter a rotina organizada e melhorar a qualidade do seu home office:

Mantenha uma rotina de horários

Manter uma rotina de horário é fundamental para que seu dia tenha um bom rendimento e você conseguir dar conta de todas as demandas. Para isso, tenha um horário de começar e crie uma rotina antes disso. Nada de levantar da cama e ir direto para o computador trabalhar.

Separe seu horário para acordar e tenha um tempo para tomar café, tomar banho, trocar de roupa, antes de começar de fato a trabalhar, pois ajuda a manter a rotina do trabalho presencial, porém com mais flexibilidade e menos estresse.

Mas não esqueça, deixe claro um horário de terminar e só ultrapasse ele se for extremamente importante.

Respeite seu tempo de almoço

Hora de almoço é para almoçar e não para trabalhar, por isso, coloque alarmes para te lembrar de parar para almoçar e depois para retornar ao trabalho.

Durante seu tempo de almoço, nada de pegar o celular ou dar aquela olhadinha nos e-mails. Faça seu tempo, almoce com calma, veja algo divertido na TV ou aproveite para relaxar em casa.

Faça pausas

Sempre que estiver em uma tarefa que parece não andar ou se sentir mentalmente cansado, faça pausas de 10 minutos para respirar, olhar na janela ou apenas ver um vídeo rápido na internet. Essas pausas ajudam a relaxar e clarear a mente para que a tarefa se torne mais fácil.

Como organizar o tempo de trabalho home office?

É importante entende que, assim como o trabalho presencial, os horários devem ser respeitados. É comum que com a empolgação de trabalhar em casa e o conforto que isso gera, a gente perca um pouco a noção de tempo. Mas é de extrema importância manter os horários que você já cumpria no presencial.

Para isso, estipule um horário de começar, horário de almoço e também o de finalizar seu trabalho.

O horário de almoço é um dos mais “esquecidos” durante esse período de trabalho em casa. Por isso, coloque alarmes no celular para não esquecer de que a pausa do almoço é importante e também pode servir como uma pausa para descansar e relaxar um pouco a mente.

Quais são os trabalhos home office?

Muitos tipos de trabalho podem ser realizados de forma remota, como:

Marketing

Os profissionais de marketing são um dos mais beneficiados pela rotina home office. Cargos como social media, analista de marketing, gestor de tráfego são alguns dos que podem ser feitos remotamente. Clique aqui e saiba como trabalhar de home office com Marketing Digital!

Designer

Designer também é uma profissão que pode ser realizada em casa com tranquilidade. Desde os designers gráficos até os de games e sites conseguem trabalhar de casa.

Redatores e copywriter

Profissionais da escrita como redatores e copywriters também trabalham remotamente na maioria das vezes. Seja como PJ ou como parte do quadro de colaboradores de uma empresa, essa é uma tarefa que pode ser feita em casa tranquilamente.

Contador

Os contadores também podem trabalhar de casa, tanto aqueles que já fazem parte de empresas, quanto aqueles que pretendem trabalhar como autônomos.

Quanto ganha home office?

O salário de uma pessoa que trabalha home office depende mais do cargo e da empresa que ela faz parte, do que por ser um trabalho remoto ou presencial. Normalmente, os salários podem ser até um pouco mais altos do que em trabalhos presenciais, por conta da economia que a empresa consegue fazer ao manter esse profissional em casa.

Quais são os cargos mais visados para o home office pelas empresas?

A profissão do momento são aquelas relacionadas com o marketing, por isso, elas também são as mais visadas quando falamos em trabalho remoto.

Essa foi uma área que cresceu muito junto com o mercado de lojas virtuais, que aumentou demais durante a pandemia. Por isso, muitas pessoas têm se especializado nessa área e o home office é um dos maiores atrativos nesse ramo.

Qual o ramo de empresa que mais usa home office?

As empresas de comunicação e marketing são aquelas que mais usam esse modelo de trabalho. Já era algo que acontecia antes da pandemia, mas que sem dúvidas cresceu ainda mais durante esse período.

Porém, diversos outros ramos empresariais também adotaram esse modelo, e tem se saído muito bem nessa nova rotina.

Por que o Home Office se tornou tão importante hoje?

Para muitas pessoas, a qualidade de vida, a liberdade e a convivência familiar se tornaram de extrema importância. Estudos comprovam que muitas pessoas se adaptaram completamente ao home office e pensam inclusive em sair de seus atuais empregos, para encontrar um novo que proporcione essa possibilidade de trabalhar de casa.

Sem dúvidas o home office traz uma liberdade que muda completamente a rotina da pessoa, por reduzir muito o estresse e o cansaço causados pelo tempo perdido em trânsito, por exemplo. O trabalho remoto é uma realidade, com benefícios comprovados por estudos e que tem tudo para dominar ainda mais o mercado empresarial.

Deixe um comentário