Roteador Wi-Fi

10.0.0.1 – Gateway Padrão e Login do Roteador Wi-Fi

Número e mais números fazem parte da navegação pela internet, sendo que muitos deles são ignorados por não fazer qualquer sentido ou ter motivo para estarem ali em links ou endereços de e-mail.

O que poucos sabem é que cada numeração tem a sua serventia, principalmente para guiar os internautas para dentro das ondas da internet.

A numeração 10.0.0.1 talvez já tenha estado presente em algum momento enquanto você estava mexendo em seu computador, ou mesmo em um aparelho mobile (smartphone ou tablet). Mas, para que serve esse número?

O que significam esses números?

O 10.0.0.1 é o que podemos chamar de endereço IP, ou seja, ele funciona como uma locação para determinada página ou também como identificar de um roteador.

Essa numeração é essencial para aqueles que desejam fazer configurações em sua rede e de conexão WiFi.

É válido ressaltar que se você for utilizar o IP para acessar alguma página, este precisa ser digitado de forma extremamente correta.

Cada número e ponto deve estar em seu lugar, do contrário você será enviado para uma busca ou para um site inexistente.

Como utilizar o IP para entrar na página de configuração

O IP pode ser utilizado para entrar na página de configuração do seu roteador. Nela é possível fazer diversas alterações como na senha do WiFi ou na banda que você estará disponibilizando para cada máquina conectada na rede.

As opções são infindas, mas é necessário saber sobre o assunto para modificar opções mais complexas.

Para acessar a área de configurações, basta digital o IP 10.0.0.1 no navegador e identificar o login. Geralmente, as empresas fabricantes de roteadores deixam como conta padrão os seguintes dados de acesso:

  • Login: admin
  • Senha: admin

Dê preferência para acessar a página de configurações através de navegadores confiáveis e mais populares, como Chrome ou Mozilla.

Essa dica serve para que você não tenha problemas ao entrar no site do IP, pois nem todos os navegadores possuem suporte para a programação em questão.

É importante dizer que o computador deve estar conectado à rede que se deseja fazer as modificações, de preferência que seja com um cabo de rede.

Como saber meu real IP

Apesar do IP ser um dos IP mais utilizados, este pode não ser o endereço de acesso das configurações do seu roteador. Nesses casos é preciso identificar qual a numeração adequada, sendo que para isso existem dois caminhos.

A forma mais simples é procurar pelo IP em uma etiqueta no próprio aparelho roteador.

Os fabricantes geralmente indicam essas informações junto do login, este que muitas vezes é o padrão já indicado.

Há casos em que a etiqueta já não existe mais, sendo assim é preciso recorrer à um PC que esteja conectado na rede para saber o número do IP. Para utilizar esse caminho, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone de rede (WiFi).

Ao escolher a opção “Central de Rede e Compartilhamento” uma janela irá se abrir com a rede que está conectada, clique nela e depois em “Detalhes”. O IP estará ao lado da informação “IPv4”.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *