Dicas

Como consertar você mesmo seus aparelhos eletrônicos

aparelhos-eletronicos

Como as casas estão sempre repletas de aparelhos eletrônicos, sempre existe algum equipamento desses que precisa de um reparo: ele pode estar com uma das funcionalidades indisponíveis ou até ter deixado totalmente de funcionar, dentre outros. Há muitas assistências técnicas, tanto avulsas quanto parte das redes autorizadas, mas o custo para consertar um eletrônico pode ser alto.

aparelhos-eletronicos

A solução é saber como fazer certos consertos nos eletrônicos e é possível: com as ferramentas básicas e com orientações apropriadas, muitos equipamentos podem retornar a funcionar e da mesma forma que voltaria se um técnico fosse buscado.

Procura por tutoriais

Quem precisa realizar o conserto de um aparelho eletrônico pode buscar pelos tutoriais em sites ou, principalmente, no Youtube: há muitos técnicos que criam canais apenas para dar orientações gratuitas àqueles que querem fazer sozinhos os reparos. A melhor maneira de aproveitar esses tutoriais é assistindo primeiro sem manusear o eletrônico a ser consertado.

Depois que a pessoa apenas assistiu, ela deve pegar o equipamento com defeito e as mesmas ferramentas que foram indicadas no vídeo e começar o passo a passo. Deve-se pausar o vídeo sempre que uma etapa do conserto for realizada e vale dizer que assistir ao tutorial primeiro faz com que as pessoas entendam quais ferramentas precisarão utilizar e se é muito complicado.

Fabricante

Ela utiliza o manual de instruções para ensinar aos usuários alguns dos consertos mais banais nos seus produtos. Normalmente, há uma seção no manual identificada como “Solução de problemas” ou até “principais problemas”, mostrando que tipo de defeito mais ocorre e como se pode consertar em casa mesmo.

O site da fabricante também pode ter pequenos tutoriais para que os reparos sejam feitos; na maior parte das vezes, esses editoriais são preparados em vídeo, assim como os canais do Youtube.

Quando não se deve tentar fazer o conserto sozinho?

Nem sempre consertar os eletrônicos em casa é apropriado, ainda que as pessoas encontrem ótimos tutoriais. O motivo é que alguns dos equipamentos têm placas de funcionamento muito sensíveis e, havendo uma troca de circuito ou outro erro no conserto, o defeito fica ainda mais sério.

Quando se vê o tutorial e percebe-se que os trâmites para fazer o conserto são muito complicados, o melhor é que o indivíduo nem mesmo tente. Algumas pessoas não entendem tão claramente como o conserto tem de ser realizado, inclusive porque não entendem dos nomes das peças e outros pontos. Porém, decidem tentar realizar o conserto e essa é uma forma de o eletrônico ser ainda mais prejudicado.

No caso de o eletrônico ser muito caro, também é mais seguro que ele seja levado para uma autorizada. Muitas vezes, quando um leigo tenta consertar, o custo posterior pode ser bem mais alto do que o primeiro reparo seria. É fundamental que também se tenham as devidas ferramentas para que os eletrônicos sejam abertos e para que também sejam fechados da forma correta, bem como para que seus circuitos sejam consertados sem perigo.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Dicas