Computadores e Notebooks

Vale a pena fazer overclock em seu computador?

o-que-e-overclock

A utilização dos computadores de maneira máxima é uma forma de as pessoas aproveitarem ainda mais desempenho. Não são todos os internautas que usam o hardware dessa maneira: além das empresas, onde pode ser preciso mais trabalho dos equipamentos, também é usual que as pessoas que jogam videogame também façam esse tipo de personalização.

o-que-e-overclock

A extração do máximo do hardware tem um nome: overclock. Mesmo sendo conhecida por muitos, não são todas as pessoas que acreditam que o overclock seja bom. Na realidade, há alguma divergência com relação aos possíveis prejuízos que esse tipo de uso pode ocasionar ao computador.

De que modo se faz o overclock?

Para fazer com que o hardware tenha o seu funcionamento potencializado, será preciso que os internautas utilizem algumas ferramentas virtuais. Algumas fabricantes indicam no manual de instruções ou nos seus sites quais são os comandos referentes ao overclock que se deve colocar na BIOS.

Todavia, muitos internautas preferem utilizar alguns programas, uma vez que não gostam de modificar a BIOS do computador porque têm receio de que qualquer equívoco de programação aconteça e danifique a máquina.

Se o fabricante não indicar como é que o overclock deve ser feito, precisa-se considerar que a razão seja o fato de as placas dele não serem suficientes. Os computadores antigos, por exemplo, podem não permitir que essa potencialização seja feita, dizendo-se o mesmo do notebook.

Prejuízos

Esse tipo de utilização do hardware não é o que o fabricante indica, ou seja, o usuário colocará o seu computador em um funcionamento totalmente exagerado. As consequências são que as peças físicas podem acabar derretidas e, ainda que isso não aconteça, elas poderão quebrar. O dano quando se utiliza overclock é tão grande que as placas do computador podem precisar ser trocadas.

Cabe dizer que essas danificações no hardware ocorrem quando essa otimização é usada de maneira constante. Porém, o problema é que é difícil mesurar quantas vezes ela pode ser feita antes de o computador quebrar, ou seja, fazer o overclock é um risco grande.

Benefícios

A despeito da parte negativa dessa otimização, ressalta-se que ela pode proporcionar um desempenho muito potente a computadores considerados antigos. Porém, só conseguem isso os indivíduos que sabem manusear hardware muito bem: se um leigo tenta realizar overclock, as probabilidades maiores são de as placaras serem derretidas e a máquina ser perdida.

Infelizmente, existem muitos leigos que escolhem fazer essa otimização, em especial pela vontade de fazer com que seus jogos tenham mais potência ou com que mais jogos possam ser postos na máquina.

Precaução para quem vai potencializar o hardware

A precaução possível para quem fará o overclock é procurar por um hardware que tenha sido destinado a isso. Eles são vendidos tanto na Internet quanto em lojas de peças de computador e têm a devida especificação de que permitem que seja feito o overclock. Geralmente, essas peças são um pouco diferentes porque existe capacitores mais potentes, não deixando que aconteça o derretimento.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *