A Receita Federal vai liberar, a partir das 10h da próxima segunda-feira (23), a consulta ao novo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025.
Este será o maior lote já registrado, tanto em número de beneficiados quanto no valor total a ser pago. Além das restituições deste ano, também serão pagos valores de anos anteriores que estavam pendentes.
Serão beneficiados 6.545.322 contribuintes, que juntos vão receber R$ 11 bilhões. Todo esse montante será destinado a pessoas com algum tipo de prioridade.
Tópicos essenciais
Confira como será feita a distribuição dos pagamentos
- 4.764.634 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber por Pix;
- 1.044.585 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 496.650 professores;
- 148.090 pessoas com mais de 80 anos;
- 91.363 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.
Neste ano, quem usou a declaração pré-preenchida e optou por Pix passou a ter prioridade, mesmo sem estar na lista de prioridades prevista em lei. Neste lote, todos os pagamentos serão feitos apenas para quem tem algum tipo de prioridade.
Como consultar e receber a restituição
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Também dá para consultar pelo aplicativo da Receita, disponível para celulares e tablets.
O pagamento será feito no dia 30 de junho, diretamente na conta ou na chave Pix do tipo CPF que foi informada na declaração. Quem não estiver na lista pode acessar o e-CAC, verificar o extrato da declaração e, se for o caso, corrigir possíveis erros para tentar receber nos próximos lotes.
Se a conta informada estiver inativa, o dinheiro ficará disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte poderá agendar o depósito em outra conta pelo site do banco ou ligando para a Central de Relacionamento pelos números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Importante
Se o valor não for retirado dentro desse prazo, será necessário fazer o pedido pelo site e-CAC. Para isso, é só acessar “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Agência Brasil