Como salvar fotos do WhatsApp na galeria?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular entre os usuários no Brasil. É muito comum enviar fotos em nossas conversas no aplicativo, bem como recebê-las.

Quando alguém nos envia uma foto é normal que essa imagem seja salva na galeria do telefone, embora isso nem sempre aconteça. Dessa forma, a pergunta é: como salvar fotos do WhatsApp na galeria?

De fato, pode ter acontecido com você na ocasião em que uma foto que alguém lhe enviou no WhatsApp não é salva na galeria de telefones. Se este for o caso, existem várias soluções para que essa foto seja finalmente salva na galeria no Android.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como salvar fotos do WhatsApp na galeria, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria?

Armazenamento do celular

A razão pela qual as fotos que foram enviadas a você via WhatsApp não são salvas no seu telefone é que o armazenamento está cheio. 

Isso é algo que podemos verificar de uma maneira simples, porque na seção de armazenamento nas configurações você pode ver quanto espaço você tem livre no seu telefone Android. Ele irá notificá-lo nessa seção se você tiver pouco espaço livre e for necessário liberar espaço.

Se você tem um telefone celular que tem pouco espaço de armazenamento, você tem que ter muito cuidado com esse aspecto e evitar que a memória se encha com muita facilidade ou rapidez.

Download automático de imagens do WhatsApp

Outro aspecto a ter em mente é a possibilidade de você ter desativado o download automático de imagens do WhatsApp. 

Este é um recurso que muitos desativam para salvar dados móveis em seus telefones, mas isso significa que as fotos que as pessoas nos enviam não serão salvas diretamente na galeria.

Mas teremos que baixar a foto no bate-papo para que ela possa ser salva. Se quiser, você pode desativar esse recurso nas configurações do aplicativo seguindo estas etapas:

  • Abra o WhatsApp.
  • Clique nos três pontos verticais no canto superior direito.
  • Vá para as configurações.
  • Vá para a seção Armazenamento e Uso de Dados.
  • Vá para Download Automático.
  • Ele permite que os arquivos sejam baixados automaticamente, não apenas com WiFi.
  • Saia das configurações.

Conexão com a Internet

O problema pode ser devido a algo tão simples quanto sua conexão com a Internet ser ruim ou instável, tornando você incapaz de baixar essas fotos para o seu telefone. 

Portanto, é bom verificar se você está tendo problemas com essa conexão, sejam dados móveis ou WiFi, para determinar se essa é a causa do problema. Há momentos em que desconectar o telefone da rede, esperar alguns segundos e reconectá-lo, geralmente funciona bem.

Reinicie o telefone

Uma solução de verdade, pois funciona com quase todos os tipos de problemas no Android, também neste caso. 

Se as fotos que foram enviadas a você pelo WhatsApp não estiverem sendo salvas na sua galeria móvel, tente reiniciar o telefone. Pode ter havido um problema com os processos que estão sendo executados nele, impedindo assim que essas fotos sejam salvas.

É provável que, quando você reiniciar o telefone, as fotos sejam salvas ou já exibidas na galeria no Android. Reiniciar o telefone não custa nada e muitas vezes põe fim a esses problemas, por isso é algo que sempre vale a pena tentar.

Desinstale o WhatsApp e reinstale-o

Se nada funcionou, você pode tentar desinstalar o WhatsApp do seu telefone e instalá-lo novamente. O processo é o mesmo se você usa algum WhatsApp modificado.

Isso é algo que geralmente funciona e resolve problemas que ocorreram com o aplicativo no Android. Portanto, se você tentou várias soluções, como as que mostrei aqui, mas nada funciona, você pode recorrer a isso.

É claro que, antes de desinstalar o aplicativo, faça um backup de tudo, para que, quando instalá-lo novamente, você tenha seus bate-papos e os arquivos que foram enviados novamente.

Gostou de saber mais sobre como salvar fotos do WhatsApp na galeria? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário