Dicas

Como encontrar um driver para o hardware automaticamente?

drivers

Os drivers são parte dos softwares, mas que têm a função de fazer com que os componentes de hardware sejam aceitos. Quando uma impressora é instalada, por exemplo, é necessário que seja instalado também o driver dela, sem o qual o computador não poderá encaminhar as impressões. Isso também é necessário quando uma placa de vídeo é instalada ou qualquer outro tipo de componente.

drivers

A razão é que esses componentes físicos precisam ser “traduzidos” para o sistema operacional: eles têm de ser reconhecidos, inclusive para que o computador analise a sua compatibilidade com seu sistema. Para esse reconhecimento, é fundamental o driver.

Como esses drivers são conseguidos automaticamente?

Os fabricantes dos equipamentos que precisam de drivers sempre os deixam disponíveis nos seus sites oficiais, mas é preciso que se tenha exatamente o modelo do equipamento. Falando de novo da impressora: cada modelo dela tem o seu drive específico e é importante que o usuário escreva o modelo exatamente como a embalagem mostra.

Algumas fabricantes também podem avisar os usuários quando tem uma versão mais atual desse driver. Para isso, essa pessoa precisará deixar cadastrado algum e-mail, além de alguns encaminharem avisos para a área de trabalho.

Softwares que procuram os drivers

Alguns programas servem para procurar quais são as atualizações para os seus drivers instalados. Um dos exemplos é o Everest e também o Tweaking.com.

Windows

Esse sistema operacional tem uma função chamada gerenciamento de dispositivo, que os usuários costumam abrir quando querem configurar os equipamentos ou confirmar que estão funcionando. Entretanto, esse gerenciamento também pode mostrar quando há alguma atualização para esse driver: geralmente, existe um botão chamado “atualiza driver”.

Por que a atualização do driver precisa ser feita?

Como o driver serve para que o computador “reconheça” alguns itens do hardware, o fato de ele estar desatualizado vai atrapalhar esse reconhecimento e, com certeza, o funcionamento. Primeiramente, algumas das funções do hardware podem deixar de funcionar e, depois, ele pode se tornar totalmente invisível para o sistema operacional.

Quando se trata de um driver para placas, o dano da desatualização é muito grande: pode ser que o computador não rode mais vídeos, por exemplo, ou que a sua memória tenha falhas, dentre outros defeitos.

Além disso, essas atualizações de drivers são de graça e é bem simples para serem instaladas. Dessa maneira, não existe razão para que os internautas não as coloquem no computador sempre que estiverem disponíveis.

Cuidados para obter a atualização do driver

Os cuidados quando o internauta procura por uma atualização de driver são os mesmos de quando está baixando algum software: procedência. Inserindo no Google “Driver para impressora X”, é claro que dezenas de páginas mostrarão drivers diversos, mas a maioria deles pode estar repleta de vírus.

Dessa maneira, é imprescindível que o seu download seja mesmo proveniente do fabricante ou então dos bancos de dados do Windows. Quando for um arquivo, vale a pena que o internauta o scaneie antes de esse driver ser executado.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Dicas