Computadores e Notebooks

Principais componentes internos de um PC e periféricos! Hardware e software!

periféricos

Normalmente, os internautas se recordam de alguns componentes específicos do PC, como o seu teclado e o seu monitor. Entretanto, esses componentes, que são chamados de periféricos, não são os únicos: existem outros importantes e também na sua parte interna.

periféricos

Entender dos componentes internos e externos de um computador, ou seja, do seu software e do seu hardware, não é indicado somente para os técnicos em Informática. De fato, entender um pouco desses componentes pode ajudar os internautas na eventualidade de um defeito, por exemplo.

Componentes internos

Os componentes internos ficam inseridos no gabinete do PC, que as pessoas costumam identificar como CPU. Um desses componentes é o processador, que é a peça que faz com que a máquina tenha rapidez quando vai executar qualquer comando.

Além disso, qualquer tipo de função que esse computador possa executar fica “aprendida” no processador: é por essa peça que ele “pensa” e que ele consegue responder quando o internauta solicita que um programa seja aberto, por exemplo.

Também existe a memória RAM, que é uma peça na qual as tarefas de curta duração ficam guardadas. Na realidade, esse componente armazena as coisas que o usuário mais faz: quando ele acessa constantemente o Paint, por exemplo, é ali que essa informação fica porque ela é recente.

A utilidade disso é que seria mais difícil localizar certos comandos no processador pela quantidade de dados que ele tem ali. Sendo assim, os comandos mais usados ficam maios acessíveis por meio da memória RAM.

Um componente interno que é um pouco mais conhecido pelos internautas é chamado de cooler. A sua aparência é a de um ventilador e ele tem uma função semelhante: ele tem de fazer com que o gabinete fique mais fresco com o intuito de que os componentes não sejam queimados. Outro componente fundamental é a sua placa mãe: qualquer tipo de peça que fique no interior do PC precisa estar ligado a ela.

Periféricos

Os periféricos são quaisquer componentes que fiquem conectados ao computador de forma externa. Por isso, as caixas de som são alguns dos seus periféricos, bem como a sua impressora e o seu teclado. Se um computador possui microfone, ele também é chamado de periférico assim como a webcam e muito mais, incluindo-se os roteadores de internet. Uma vantagem deles é que os internautas podem substitui-los de maneira mais simples: é muito mais fácil substituir um teclado do que um processador, além de ser mais barato.

Software

Os itens de software vão depender de qual é o sistema operacional. A respeito do Windows, é claro que o firewall dele é um dos componentes de software mais importantes, devido ao fato de que ele resguarda o sistema. Também há os programas do Pacote Office, que são tão necessários que o a Microsoft os anda em todos os seus computadores. É fundamental também que o software Flash esteja em funcionamento para que se possam ver vídeos e até mesmo rodar jogos.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *